Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Prémio FATAL 2016

Atribuído, pelo Júri, ao melhor espectáculo apresentado no Festival
Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian

reOrg
Texto de Dinis Ramos Machado
CITAC | Encenação de Rodrigo Santos
Universidade de Coimbra

A tentativa de transpor para o palco uma intrincada teia narrativa tecida por uma multiplicidade de personagens, sem o suporte de um texto dramático concebido para o efeito, pode facilmente resultar, como muitas vezes sucede, num exercício tecnicamente relevante, mas inócuo, porque ininteligível, para o espectador - que deve ser encarado como um elemento a ter sempre presente no processo de criação de um qualquer espetáculo.

O elevado ritmo que a ação dramática imprimiu ao espectáculo, hábil e eficazmente temperado por apontamentos narrativos, permitiu ao espectador ir penetrando na complexa rede de personagens e de relações, até ao ponto em que o próprio se vê mergulhado na cena, enquanto parte integrante do espectáculo.

A sobriedade dos figurinos, adereços e cenário, simples mas eficazmente utilizados, contribuiu para que se evidenciasse a qualidade das interpretações, tudo concorrendo para elevar este espectáculo a um patamar de excelência.

É igualmente feliz a escolha do texto, no sentido em que do mesmo se pode extrair uma crítica velada às lutas de poder sem escrúpulos, sejam de caráter político, económico, religioso ou de outra ordem, a que ciclicamente se assiste, mantendo viva uma certa veia crítica característica do Teatro Universitário.

A conjugação de todos estes elementos resultou numa adaptação dramatúrgica de um texto literário superiormente conseguida, o que levou o júri a atribuir o Prémio FATAL ao espetáculo REORG, do CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário