Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Menção Honrosa FATAL 2016

Atribuída pelo Júri do Festival

E Do Nada, Nada Ficou
A partir da obra As Dez Figuras Negras de Agatha Christie
Tubo de Ensaios | Encenação colectiva
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

A experiência do que é assistir a um espectáculo teatral convoca frequentemente algumas noções que, sendo pontualmente desafiadas, nos colocam num patamar de conforto com um formato mais ou menos definido: um tempo, um espaço, uma narrativa. Desafiar um destes aspectos é um exercício potencialmente virtuoso mas vertiginoso e o confronto com um trabalho que o consegue de forma exemplar é, portanto, particularmente bem recebido.

A capacidade de traduzir os meandros labirínticos da narrativa e de a representar fisicamente recorrendo a poucos objectos e jogando com espaços manifestamente limitados mostrou-se um exercício eminentemente criativo e de grande mestria, que envolve o espectador, simultaneamente observador e actor da própria cena, povoando-a e conferindo-lhe significado. O jogo com a audiência, permanentemente confrontada com novos dados e novos encontros, é uma forma feliz de cativar estas "sombras", que se imiscuem no espaço dos actores e aguardam ser surpreendidos, como uma décima primeira personagem.

Pelo rigor e perfeição na execução, dando particular destaque à sincronização dos vários elementos móveis que suportam um espectáculo jovial mas fundamentalmente consistente, que culmina numa aliança feliz entre espectadores-elenco, entendeu o júri atribuir uma menção honrosa ao espetáculo E do NADA, NADA ficou, do grupo Tubo de Ensaios – Grupo de Teatro da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário