Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Workshop de Fotografia de Teatro

9 a 24 de Maio de 2011 no Espaço Municipal da Flamenga, Teatro da Comuna e outros locais de Lisboa

O Movimento de Expressão Fotográfica - MEF em colaboração com a Reitoria da Universidade de Lisboa, promove o 3.º Workshop de Fotografia de Teatro, para a cobertura fotográfica integral do 11.º Fatal - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, que se realiza entre 6 e 23 de Maio, no Teatro da Comuna e outros locais da cidade.

O Workshop é composto por uma componente teórica de fotografia de cena e fotografia de retrato e por uma parte prática a realizar ao longo de todo o festival. A parte prática é composta por fotografia de retrato, fotografia das peças que vão fazer parte do festival e por fotografia de reportagem do ambiente que envolve todo o festival.

Serão criadas equipas de trabalho para a cobertura do festival a para as sessões de retrato, sendo estas coordenadas no terreno pela formadora Tânia Araújo e em sala de aula pelo formador Luís Rocha.

A participação neste workshop implica a cedência de uma colecção de imagens em formato digital à organização do FATAL, com vista à promoção do festival e a uma futura exposição fotográfica. A organização do workshop e do FATAL comprometem-se a respeitar os direitos de autoria das imagens.

Conteúdos

Temperatura de cor; O momento certo; A relação com os actores e com o palco; Sensibilidades, relação com a luz existente; Grão e ruído; Profundidades de campo e foco selectivo; Composição de fotografia de cena; Distâncias focais, luminosidade das objectivas (efeitos e características); A colocação na plateia do fotógrafo; Direito à imagem; Tratamento digital de imagens em programa de edição; Fotografia de retrato; Iluminação de estúdio para retrato; Uso do Flash; Fotografia de reportagem.

Carga horária

Componente teórica e edição de imagens - 24 horas; Componente prática fotográfica - no decorrer do festival.

Horário da componente teórica Dias 9, 10 e 12 de Maio de 2011, das 19h30 às 22h30.

Horário da componente de edição, visualização e discussão de imagens Dias 19, 24, 26, 30 e 31 de Maio de 2011, das 19h30 às 22h30.

Horário da componente prática No decorrer do festival mediante programação.

Valor do Workshop 120 euros por pessoa.

Local de formação Sessões teóricas e de edição de imagem: Espaço Municipal da Flamenga, R. Ferreira de Castro, 1900-697 Lisboa

Formadores Luís Rocha e Tânia Araújo.

Contactos e inscriçõesTel.: +351 965 831 620 geral@mef.pt http://www.mef.pt/


Organização Reitoria da Universidade de Lisboa e Movimento de Expressão Fotográfica - MEF.

Parceria Oficina da Fotografia Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário