Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

MASTERCLASS COM PANAIBRA CANDA E BOYZIE CEKWANA | Salão Nobre 18 Maio | Sexta | 10h Às 12h


Realizada em parceria com o alkantara festival, esta masterclass traz à Universidade de Lisboa os coreógrafos Panaibra Canda e Boyzie Cekwana, de Moçambique e da África do Sul, respectivamente, para partilharem com alunos de artes do espectáculo as especificidades do processo criativo do espectáculo “The Inkomati (dis)cord”, criado em conjunto.

Panaibra Canda nasceu em Moçambique, na cidade de Maputo, e teve formação artística em dança, teatro e música. Iniciou-se na dança em 1993, como dançarino tradicional. Durante a sua formação em dança contemporânea, participou em vários encontros artísticos, tais como o festival Alkantara/Danças nas Cidades (Lisboa). Para além de dançarino, coreógrafo e professor, criou, em 1998, a “CulturArte – Cultura e Arte em Movimento” e, desde então, tem vindo a desenvolver vários projectos artísticos com a colaboração de artistas da África do Sul e de outras partes do mundo. Alguns dos seus novos projectos, contam com a colaboração do artista sul-africano, Boyzie Cekwana.

O coreógrafo Boyzie Cekwana nascido no Soweto, iniciou a sua carreira na África do Sul. Desde então, o seu trabalho tem sido apresentado um pouco por todo o mundo, nomeadamente, no Théâtre de la Ville, em Paris, e nos festivais ImPulsTanz, na Áustria, e Kunstenfestivaldesarts, na Bélgica. As suas criações têm como temas recorrentes a crise de identidade do período pós-apartheid sul-africano e a herança cultural do seu país e da África.

A Masterclass será dividida em duas partes, uma prática e outra teórica. Aconselha-se o uso de roupa confortável.

Entrada livre mas sujeita a uma inscrição prévia, até dia 17 de Maio, para fatal@reitoria.ul.pt ou para 210 113 406.




Sem comentários:

Enviar um comentário