A Apresentação Pública do FATAL, na Reitoria da Universidade de Lisboa, é já no dia 6de Maio, às 15h30 e contará com a presença de convidados do meio cultural e dos grandes protagonistas do festival, os grupos de teatro universitários.
Em ambiente de festa, José Oliveira Barata, referência incontornável do mundo do teatro universitário, será homenageado nesta ocasião pela Professora Catedrática Maria Helena Serôdio, do Centro de Estudos de Teatro da FLUL, e por Carlos Avilez, antigo encenador do CITAC e fundador e director do Teatro Experimental de Cascais.
Às 16h00, num ambiente de Café-Teatro, os grupos de teatro universitário apresentarão sketches dos seus espectáculos para aguçar a curiosidade do público.
Intervalo para dançar (GTIST – Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico), de Gustavo Vicente, marca o início do FATAL com um espectáculo site-specific, no Instituto Superior Técnico, apresentado também na quinta 6, às 21h30.
Encontro, reflexão, criação. No Teatro da Comuna ou noutros espaços surpreendentes da cidade, o FATAL põe em cena, ao longo de 22 dias, o trabalho desenvolvido por estudantes universitários na área do teatro – 20 espectáculos – e da performance – 7 espectáculos.
Actores e jovens encenadores como Gustavo Vicente (GTIST) Simão Vieira (Piratautomático), Ana Isabel Augusto (mISCuTEm), Ricardo Rodrigues (Teatro Andamento), Michel Simeão (GTUL), Carlos Marques (TEUC), João Cabral (Ultimacto), Adriana Aboim (GTN), Sérgio Grilo (Grupo de Teatro Miguel Torga), João Fino (GrETUA), Sandra Hung (NNT) e António Júlio (TUP) têm a oportunidade de apresentar ao público o seu trabalho.
Com uma programação multidisciplinar (conferências, workshops, exposições, performances…) o Festival conta com a presença de personalidades ligadas às artes performativas, como Zhora Makach, dramaturga e encenadora marroquina (12 de Maio, 15h, Faculdade de Letras da UL), o suíço Stefan Kaegi, reconhecido internacionalmente pelas suas encenações na área do teatro documental, (20 de Maio, 17h, Salão Nobre da Reitoria da UL) e Nelson Guerreiro, docente na área do teatro da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (24 de Maio, 18h30, FNAC do Colombo).
Na sua 11ª edição, o FATAL apresenta uma programação internacional e diversificada que procura acima de tudo dar projecção a novos talentos nas áreas da representação e encenação. No palco do FATAL a vida acontece.
FATAL 2010> Organização Reitoria da Universidade de Lisboa - Divisão Cultural do DRE
Telefone 21 011 34 06 Fax 21 796 31 51 E-mail fatal@reitoria.ul.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário